FINEP promove debate sobre estímulo à engenharia de projeto nacional

06/02/2012 18:40

Acontece na FINEP, no dia 10 de fevereiro, o primeiro de uma série de encontros com o objetivo de elaborar um  Programa de Governo para o Setor de Engenharia de Projetos no País. A reunião fechada contará com 40 representantes dos setores público e privado, como executores de serviços de engenharia de projeto e instituições governamentais, que serão organizados em grupos de trabalho para discutir os gargalos atuais e fazer proposições para o fortalecimento e ampliação de oferta qualificada desses serviços no Brasil.

Segundo o relatório “Engenharia Consultiva no Brasil (2011)”, publicado pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o desenvolvimento pleno da capacidade competitiva de empresas fornecedoras de engenharia é condição fundamental para a indução da capacitação tecnológica, inovativa e produtiva de grande parte da estrutura econômica do Brasil. Sem dominar todas as etapas de produção de um projeto (engenharia básica, detalhamento, implementação, operação e manutenção), haveria pouco espaço, por exemplo, para o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos, partes e peças de projetos de investimento industrial.

Além da falta de pessoal qualificado e da desnacionalização crescente, o relatório aponta as incertezas legais e a burocracia dos processos de licitação como geradoras de fragilidades competitivas para as empresas, uma vez que as licitações acabam sendo orientadas prioritariamente por disputas de preços.

O objetivo da iniciativa da FINEP, realizada em parceria com BNDES e ABDIé criar meios para tornar a engenharia de projeto brasileira mais competitiva,  capacitar as empresas, incrementar a demanda por serviços, assegurar que os projetos sejam concebidos para as condições brasileiras,  e garantir a demanda por bens de conteúdo tecnológico da indústria nacional.

Já confirmaram presença representantes da Vale Soluções em Energia, Braskem, Embraer, Petrobras, COPPE, ABCE , SINAVAL , CAPES e CNPq entre outros.

Fonte: FINEP (http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2784)