Laboratório para pesquisa em hidrogênio verde é inaugurado na UFSC em parceria com o Governo do Estado

15/07/2025 14:19

Descerramento da placa do MultiLab. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Nesta segunda-feira, 14 de julho, foi celebrada a inauguração do MultiLab — Laboratório Multiusuário para Estudos de Hidrogênio Verde, no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC.  A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, gestores estaduais, professores, estudantes, técnicos e representantes da indústria, consolidando o protagonismo da instituição no desenvolvimento de soluções estratégicas para o Brasil.

A criação do laboratório se deu a partir de um investimento de R$ 2,5 milhões pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e representa um passo decisivo para o avanço da transição energética no estado. O recurso foi concedido por meio do edital 15/2023 do Programa MultiLab SC, voltado ao uso compartilhado de infraestrutura científica em áreas estratégicas como energias renováveis.

Dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde (H₂), o MultiLab é voltado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da indústria, especialmente por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Sistemas. O acesso ao espaço é possível por meio de projetos de pesquisa e iniciação científica.

“Nosso principal objetivo é ser um polo de referência em pesquisas voltadas ao hidrogênio verde, sobretudo nos aspectos de automação e controle dos processos envolvidos. Com essa estrutura, poderemos contribuir significativamente com a ciência nacional e também com a inovação tecnológica do setor industrial catarinense”, destaca o coordenador do MultiLab, Prof. Julio Elias Normey Rico.

Sobre o MultiLab SC:

Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.

Fonte: Notícias da UFSC