Direção do CTC organiza o espaço entre INE, ENS e CETEC, com preservação de área verde e melhorias de acessibilidade
O espaço localizado entre os prédios do INE, ENS e CETEC, atualmente utilizado como estacionamento de chão batido, passará por readequação ainda neste semestre. A iniciativa visa a organização, delimitação de espaços e melhorias das condições de mobilidade.
Embora, ao longo dos anos, tenham sido cogitadas diferentes ocupações para o local, como uma praça da tecnologia e, posteriormente, um edifício de expansão do INE, nenhum desses projetos foi efetivado. Atualmente, não há estudo desenvolvido ou aprovado pelo DPAE/PU para a área, tampouco recursos disponíveis para execução de uma praça. As prioridades do Centro neste momento estão voltadas à recuperação de telhados, fachadas e banheiros dos diversos prédios da unidade.
A ação deste semestre prevê a execução de uma passagem elevada para cadeirantes, possibilitando uma ligação segura e acessível entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o CTC e a Praça da Cidadania — rota que atualmente carece de acessibilidade adequada. Também, atende a uma demanda de proteção da área arborizada em frente ao CETEC, evitando a invasão dos veículos sobre a área verde. Para isso, será feita a instalação de meios-fios, que poderão ser removidos futuramente caso outros projetos sejam implementados. Todas as intervenções, inclusive a definição do traçado para instalação dos meio-fios, foram discutidas e alinhadas com o professor Rodrigo de Almeida Mohedano, chefe do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A Direção do CTC reforça seu compromisso com a ampliação dos espaços de convivência e integração comunitária, como já vem sendo promovido em outras áreas da unidade.